MARKETING PESSOAL – A MOSCA E A FORMIGA

j0423019

Você é uma marca. A sua marca! 

O que seria o tão famigerado e discutível: Marketing Pessoal no mundo dos negócios?

Vender-se por mais do que vale. Parecer mais do que realmente é. Valorizar os seus pontos fortes e realizações profissionais em detrimento de suas limitações e GAPs. Fingir para o chefe e para empresa algo que não é. Super valorização a todo momento e a qualquer custo?

Temos que parar com essas visões contaminadas, errôneas e tratar marketing pessoal, como mais um dos recursos e habilidades de um profissional. Se você, que é o profissional com as suas atribuições corporativas, que entrega seu resultado satisfatoriamente ou até com “surpass target” , não se valorizar junto as suas conquistas, quem o fará? Seu chefe, sua empresa, seu coordenador, seu companheiro de trabalho, quem mais? Não!

Criei uma rápida analogia, para refletirmos, a Mosca e a Formiga, pensem comigo sobre esses dois insetos e como conseguimos identificar seus “parentes humanos”, em um comum ambiente de trabalho. Tenho certeza que na sua empresa está cheia deles, ou um, ou outro.

A Mosca é vista socialmente como um péssimo inseto, sobrevoa restos de lixo, ajuda na transmissão de doenças e contamina alimentos; vivem de forma isolada e individual, cada um por si, com a sua sobrevivência. Porém as moscas tem funções nobres, até desconhecidas (Faltou Marketing Pessoal?) como: polinização de plantas através das flores, suas larvas são muito úteis a medicina legal (investigação de crimes), a pesca e ao processo de descomposição. Mesmo com sua vida média curta de 25 a 30 dias, contribui de sua forma ao ecossistema. Mas sua imagem, ah! sua imagem, bastante prejudicada , ninguém quer uma mosca em sua equipe, ops.. em sua casa, não?

A Formiga anda pelos mesmos bons e péssimos lugares que as moscas, se alimentam de qualquer tipo de alimento, similar as moscas; ademais visita lugares no mundo subterrâneo; além de trazer consigo: bactérias, vírus e infecções.  Mas é o grupo mais numeroso dentre os insetos. Com níveis avançados de uma sociedade organizada, respeita a hierarquia, administra seus recursos disponíveis de forma inteligente, imagem de “um trabalhador exemplar”. Ah! sua imagem sempre conservada, nunca discutível!

Você se assemelha a Formiga ou a Mosca? Com quais desses profissionais você lida dia-a-dia?

Nada adianta se promover ilusoriamente, sem resultado e entrega tangível a organização, realize primeiro, promova-se depois; é como um jogador de futebol em um banco de reserva, aos 40 minutos do segundo tempo, o qual chama o técnico e diz que quer entrar e fará o gol do título, naquele empate sofrido de 2 x 2. já se auto intitulando o herói do campeonato!

Palavras e imagens construídas; antes do resultado e da conquista são fatores que contaminam o verdadeiro Marketing Pessoal.

Atualmente, tem muita “Mosca” querendo se passar por “Formiga”. E muita “Formiga” não reconhecendo seus comportamentos de “Mosca”!

Marketing Pessoal – gritar a todos os cantos para que conheçam suas conquistas e dedicação a organização e aos projetos, isso é válido. Use e Abuse! Porém – Realize Primeiro! Promova-se Depois! Infelizmente, essa ordem não está sendo bem aplicada nos dias atuais. Muito barulho e pouquíssima qualidade e resultados obtidos.

Rodrigo Quinalha
Palestrante Corporativo
Professor MBA & Pós – FIA – Fundação Instituto de Administração
Business Manager – HB

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s